• Simple Item 3
  • Simple Item 2
  • Simple Item 1
  • 1
  • 2
  • 3

O que é uma ecovila

  • Conceito

    O conceito de ecovila se funda em três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social e foi apresentado em 1991 na Dinamarca a partir de assentamentos humanos identificados em vários países europeus. O elemento comum entre todos eles era o sistema de valores adotado por pequenas comunidades, integradas à natureza e demonstrando que viver de forma simples vale a pena, produzindo pessoas felizes e saudáveis.
  • Valores

    Assim, o que caracteriza as ecovilas é o conjunto de valores seguidos por seus participantes, o que faz cada comunidade única e transforma o estar numa ecovila uma experiência singular, impossível de outras formas. Alguns grupos se unem em torno dos caminhos religiosos e místicos, e se tornam quase monastérios; outros buscam um modo de vida do séc. XVII e outros ainda buscam o desprendimento e tentam a coletivização de todos os bens materiais.. Não há regra mas, para ser uma “comunidade intencional”, tem que haver esta “intenção” em torno de valores, que dão a liga à comunidade.
  • Uma grande diferença

    Sem esse conjunto de valores integrando uma cultura, temos apenas um frio e vulgar condomínio igual a tantos com indivíduos solitários trancados em suas habitações. Para que este grupo seja, de fato, libertário, é preciso chegar aos consensos sobre “ o que nos une” com a participação de todos. Quando se chega a isso, novas possibilidades individuais e sociais se realizam.
  • 1
O e-Condomínio Confraria é a Ecovila afinada com o séx.XXI
Inovador
O e-Condomínio Confraria é a Ecovila afinada com o séx.XXI
Poder desfrutar a vida, coletivamente, é para poucos. Estes sim, privilegiados.
Invejável
Poder desfrutar a vida, coletivamente, é para poucos. Estes sim, privilegiados.
Comer bem, curtir junto com os amigos, desenvolver projetos criativos em contato permanente com a natureza, não tem preço. Tem decisão.
Feliz
Comer bem, curtir junto com os amigos, desenvolver projetos criativos em contato permanente com a natureza, não tem preço. Tem decisão.

O que somos

A Fazenda Confraria não é um negócio no sentido trivial do termo. É uma proposta de ação prática de transformação da sociedade e do mundo – através da ecologia, artes, cultura e educação. O negócio estruturado e autossustentado é indispensável para viabilizar o processo. O que se pretende é obter sinergia mesclando as práticas, os pontos de vista e meios de produção de uma empresa comercial com os objetivos, projetos, patrocínios e parcerias próprios de uma ONG, simultaneamente, cada qual onde puder ser mais eficiente. Este modelo de negócio inovador é conhecido nos países desenvolvidos como “empresa social” para as quais o lucro financeiro é reinvestido em busca de outros indicadores de resultado, como impacto social, desenvolvimento local e a possibilidade de produzir ganhos na qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste tipo de empresa não é o lucro financeiro em si. É com ele promover valores e produzir outras riquezas.

negocio